A educação e o meio ambiente nas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: o perfil dos cursos de graduação que tratam da temática

Autores

  • Vanessa Marcondes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Joel de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3461

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Graduação, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

A Educação para o Meio Ambiente assume um importante papel no sentido de contribuir na construção de uma sociedade que busque justiça socioambiental. Em consequência da demanda crescente por profissionais habilitados a trabalhar com as questões ambientais, o número de cursos com a adjetivação Ambiental vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Assim, o objetivo desse artigo é conhecer o perfil dos profissionais da área de meio ambiente formados naqueles cursos de graduação adjetivados de ambientais e oferecidos por Instituições Públicas de Ensino Superior no estado do Rio de Janeiro. A metodologia construída de análises documentais e entrevistas com os coordenadores de cursos. A percepção do meio ambiente predominante nesses cursos é naturalista e/ou antropocêntrica. Priorizam-se a resolução das questões ambientais através de soluções técnicas sem criticas e discussões ao sistema hegemônico vigente. O foco principal da educação é a educação para o mercado.

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Biografia do Autor

Vanessa Marcondes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bióloga (bacharel e licenciada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental pela Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA) da UFF. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Joel de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Geografo (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA) da UFF. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

de Souza, V. M., & Araujo, J. de. (2014). A educação e o meio ambiente nas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: o perfil dos cursos de graduação que tratam da temática. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 103–117. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3461