A educação e o meio ambiente nas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: o perfil dos cursos de graduação que tratam da temática
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3461Palavras-chave:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Graduação, Instituição de Ensino Superior.Resumo
A Educação para o Meio Ambiente assume um importante papel no sentido de contribuir na construção de uma sociedade que busque justiça socioambiental. Em consequência da demanda crescente por profissionais habilitados a trabalhar com as questões ambientais, o número de cursos com a adjetivação Ambiental vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Assim, o objetivo desse artigo é conhecer o perfil dos profissionais da área de meio ambiente formados naqueles cursos de graduação adjetivados de ambientais e oferecidos por Instituições Públicas de Ensino Superior no estado do Rio de Janeiro. A metodologia construída de análises documentais e entrevistas com os coordenadores de cursos. A percepção do meio ambiente predominante nesses cursos é naturalista e/ou antropocêntrica. Priorizam-se a resolução das questões ambientais através de soluções técnicas sem criticas e discussões ao sistema hegemônico vigente. O foco principal da educação é a educação para o mercado.Downloads
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