Rio + 20: “política espetáculo”

Autores

  • Caio Floriano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3440

Palavras-chave:

“desenvolvimento sustentável”, “política espetáculo”, injustiça ambiental, Rio 20.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da discussão e debates realizados durante a Conferência das Nações Unidas sobre “desenvolvimento sustentável”, popularmente chamada de Rio + 20. Buscando problematizar o conceito de “desenvolvimento sustentável” e a falta de avaliação entre as conferências (Rio – 92 e Rio +20). Fazendo uma discussão sobre a Rio + 20 (e outras conferências) e colocando-a como uma “política espetáculo”, fato também observado no Brasil no que se refere às políticas ambientais. O que reforça o papel dos pesquisadores de procurar desvelar e tornar público este cenário de imposição da injustiça ambiental (no mínimo) sobre determinados grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Floriano dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) - Bolsista FAPERGS/CAPES. Pesquisador voluntário do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Santos, C. F. dos. (2013). Rio + 20: “política espetáculo”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34–46. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3440

Edição

Seção

Artigos