A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3356Palavras-chave:
Educação ambiental, sustentabilidade, saúde, enfermagem.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde.Downloads
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Publicado
2013-02-25
Como Citar
Santos, J. M. dos, & Vargas, L. A. (2013). A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3356
Edição
Seção
Artigos