A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PERCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA, ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS

Autores

  • Nilza Aparecida da S. Oliveira Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2779

Palavras-chave:

Percepção, fenomenologia, meio ambiente e mapas mentais.

Resumo

Os pesquisadores que trabalham com a questão da percepção ambiental precisam estar conscientes das diferentes abordagens dos procedimentos metodológicos e do caráter interdisciplinar do assunto. O modelo de desenvolvimento que estamos vivendo está prejudicando cada vez mais o Planeta. A partir do momento que o ser humano se sentir como mais um dos elementos integrantes do meio ambiente, os problemas ambientais poderão ser amenizados. Porém, para que isto ocorra é necessário um trabalho de Educação Ambiental, que permita aos indivíduos compreenderem a importância de suas ações e atitudes no meio onde estão inseridos. Para desenvolver este trabalho é necessário o uso do aporte teórico dentro da percepção fenomenológica, pois é a partir da essência dos fatos que o ser humano poderá analisar e compreender a importância do meio para o ser vivo. Desta forma, os mapas mentais poderão ser utilizados como procedimento metodológico para compreender e interpretar o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Nilza Aparecida da S. Oliveira, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná,UFPR.

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Publicado

2012-09-22

Como Citar

Oliveira, N. A. da S. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PERCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA, ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2779