Abordagem temática na Educação Ambiental
um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.15143Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, Investigação temática, Tema geradorResumo
Realizamos uma revisão de literatura, por meio de um mapeamento sistemático, para analisar as tendências nacionais e internacionais expressas em artigos, dissertações e teses sobre a abordagem temática freiriana na Educação Ambiental de 2011 a 2021. Constatamos que muitos trabalhos usam os termos “abordagem temática” ou “tema gerador” como ponto de partida para suas intervenções, porém sem considerar os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire, assim, estes foram excluídos do corpus. As pesquisas têm tendências a serem participativas, principalmente por pesquisa-ação, com intervenções realizadas em espaços formais, majoritariamente, e não formais, além de discussões e proposições de (re)estruturações curriculares. A abordagem CTS/CTSA, formação de professores e uso de tecnologias aparecem como possibilidades de se trabalhar a abordagem temática dentro do contexto da Educação Ambiental.
Downloads
Referências
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge; BITTENCOURT, Ig. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patricia; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA, Sean; BITTENCOURT, Ig (eds.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
FRANÇA, Clarissa de Oliveira Garcia; BARCELLOS, Marcília Elis. Tema gerador, investigação e abordagem temática: um panorama da literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4126
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Barueri: Atlas, 2022.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; FERNANDES, Carolina dos Santos; CAMILLO, Juliano; BRICK, Elizandro Maurício. Abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática: um olhar para produções relacionadas à Educação do Campo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 172-189, 2018. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1042/pdf. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p172
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
KLEIN, Sabrina Gabriela; MUENCHEN, Cristiane. Abordagem temática como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 16, n. 36, p. 159-180, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7446/6333. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7446
LAYRARGUES. Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500
BRASIL. [Lei n. 9.795 (1999)]. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, 28/04/1999, p. 1. Brasília: DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 30 dez. 2022.
LIMA, Valéria da Silva. Possibilidades de ações a partir do livro “No mundo de Berta”: diálogos com a Lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/PROPPI/valeria_da_silva_lima_tese_finalizada_com_ficha_e_sumario_26.04_e_revisao.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.
LOBINO, Maria das Graças Ferreira. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. Vitória: EDUFES, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/829/1/livro%20edufes%20Pr%C3%A1xis%20ambiental%20educativa%20di%C3%A1logo%20entre%20diferentes%20saberes.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.
LOBINO, Maria das Graças Ferreira. Plantando conhecimento, colhendo cidadania, plantas medicinais: uma experiência transdisciplinar. Vitória: GSA, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.), Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, v. 8, p. 37-54, 2003. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897/355. Acesso em: 30 dez. 2022.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; Torres, Juliana Rezende (orgs.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
LUZ, Rodrigo da; ALMEIDA, Eliane dos Santos; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de. Educação Ambiental e Educação CTS numa perspectiva freireana: a necessária superação da contradição entre conservação e desenvolvimento. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 162-189, 2020. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1873/pdf. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n5p162
MANSUR, Daniel Redinz; ALTOÉ, Renan Oliveira. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 10, n. 1, p. 8-28, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1206/751. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1206
MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5527/552756523020/552756523020.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733385p.247-260
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v09n02/v09n02a04.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MOTIN, Sirlene Donaiski; GONÇALVES, Raquel Maistrovicz Tomé; CASSINS, Dircelia Maria Soares de Oliveira; SAHEB, Daniele. Educação Ambiental na formação inicial docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 81-102, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1219/pdf. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81
NOGUEIRA, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa; MEGID-NETO, Jorge. Práticas interdisciplinares em educação ambiental na educação básica: o que indicam as pesquisas acadêmicas brasileiras de 1981 à 2012. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12449/7712. Acesso em: 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12449
BRASIL. [Parecer CNE/CEB n. 36 (2001)]. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, 13/03/2002, Seção 1, p. 11. Brasília: DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN362001.pdf?query=escolas%20do%20campo. Acesso em: 30 dez. 2022.
BRASIL. [Resolução CNE/CEB n. 1 (2002)]. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, 09/04/2002, Seção 1, p. 32. Brasília: DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 dez. 2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
TORRES, Juliana Rezende; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Apropriações da concepção educacional de Paulo Freire na Educação Ambiental: um olhar crítico. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1674/1523. Acesso em: 30 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.