Indicadores para avaliação do espaço físico escolar na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15138Palavras-chave:
mobiliário, arquitetura escolar, infraestruturaResumo
Com o intuito de analisar a relação entre os espaços físicos e as práticas de educação ambiental, o presente estudo descreve uma investigação realizada nas escolas estaduais de três Núcleos Regionais de Educação do Paraná (Curitiba, Paranaguá e Toledo). A pesquisa fundamenta-se no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe, sendo realizada em 2020 por meio de uma matriz de indicadores, a qual foi adaptada para um formulário eletrônico enviado às escolas pelo endereço eletrônico. Os resultados apontam as potencialidades e os desafios da relação entre o espaço físico e as práticas ambientais nas escolas por meio da análise de três indicadores: território da escola e entorno, infraestrutura e ambiente educativo, ecoeficiência. Conclui-se a arquitetura escolar influencia o desenvolvimento das práticas de educação ambiental nas escolas. O investimento financeiro, a mobilização escolar para adequação eexploração de espaços para a aprendizagem são desafios identificados em todas as escolas.
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