Narrativas de ressignificação: o processo dialógico na produção audiovisual com moradores de rua no centro do Rio de Janeiro

Mailsa Carla Pinto Passos, Jean-Christophe Houzel

Resumo


Este artigo narra a experiência de produção de um documentário sobre pessoas em situação de rua na Cidade do Rio de Janeiro. Em 2018, encontramos grupos de pessoas instaladas nas calçadas, sob as marquises das principais avenidas do Centro. Entrevistamos três famílias que se tornaram protagonistas do filme, atualmente em fase de montagem. Ao longo dos vários encontros com estas pessoas, na escuta dos relatos, na captura das imagens, emergiram entrecruzamentos de histórias e memórias. Essa construção de um diálogo no processo de produção audiovisual, com interlocutores historicamente silenciados e invisibilizados, promoveu questionamentos por parte dos realizadores, uma desconstrução dos estereótipos que fundamentam nossa percepção dos conceitos de família, casa, direitos e realidades, em um outro cotidiano ao mesmo tempo próximo e distante.

Palavras-chave


população em situação de rua; cotidiano; produção de não-existência

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. 4a Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução Myriam Ávila. Belo Horizonte, Editora UFMG: 1998.

CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano: Artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Editora Vozes: 1994.

FANON. Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008

PASSOS, Mailsa Carla P. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 51, p. 227-242, 2014.

PEIXOTO, Clarice, Ehles (org.) Antropologia e imagem – narrativas diversas. Rio de Janeiro: Editora Garamont/FAPERJ, 2011.

SAKAMOTO, L (2020). “Coronavírus: Brasil mostra que é projetado para matar pobre em pandemia”. (2020-05-07, UOL Noticias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/05/06/coronavirus-brasil-mostra-que-e-projetado-para-matar-pobre-em-pandemia.htm. Acesso em: 07 maio 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo, Cortez: 2010.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11403

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.