A circulação de memes nas redes como táticas de resistências cotidianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11370

Palavras-chave:

Imagem, Memes, Redes Educativas

Resumo

A partir da ideias de ‘redes educativas’ (Alves, 2019) - as quais cotidianamente formamos e somos formados através de múltiplos e diferentes ‘conhecimentossiginificações’- pretendemos neste artigo ‘fazerpensar’ com imagens, em especial os memes, sobre questões atuais veiculadas nos diversos ‘espaçostempos’ da cibercultura (Santos, 2013). Nosso objetivo é compreender como tais imagens possibilitam a criação de diferentes narrativas a respeito de importantes temas que circulam na/pela internet. Compreendemos que as imagens circuladas nas ‘ambiências virtuais’ (Santos, 2013) promovem agenciamentos, negociações, criações em grande velocidade e maior abrangência. Além disso, acreditamos na relevância das conversas com as imagens para ‘verouvirpensar’ a partir dos muitos sentidos por elas aguçados, criando narrativas contra hegemônicas acerca de questões sociais.

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Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas.

Maria Cecília Castro, Colégio Universitário Geraldo Reis / Universidade Federal Fluminense

Professora Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/UFF), graduada em Pedagogia (UERJ), Mestre em Educação (PROPED/UERJ), Doutoranda em Educação (PROPED/UERJ), Bolsista Capes (PROEX).

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenador Pedagógico e professor nas redes pública e privada do RJ, graduado em Geografia (UFRJ), Mestre em Educação (PPGEDU/UERJ), Doutorando em Educação (PROPED/UERJ).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Peixoto, L. F., Castro, M. C., & Machado, M. F. (2020). A circulação de memes nas redes como táticas de resistências cotidianas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 510–527. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11370

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)