No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11337

Palavras-chave:

Imagem, Cultura Visual, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo percorre a seguinte questão de investigação: o que a aprendizagem se torna quando se está produzindo imagens em práticas pedagógicas na escola? Ao mobilizar ideias-força da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e da perspectiva da cultura visual, explora as conexões e reverberações mútuas entre produção de imagens e aprendizagem no ensino de Arte. Para tanto, a cartografia foi com um trabalho de investigação filosófica associada a experiência de uma das autoras com produção de fotografias com jovens no Ensino Médio. O argumento principal defende deslocamento da imagem como representação e propõe a imagem como máquina do pensar. Apostamos, assim, que aprendizagem e pensamento se imbricam nas sensações e adotamos a postura de tratar a imagem como máquina do pensar através da pele. Aprender, portanto, é proporcionar ao corpo sentir a alteridade com e das imagens. Palavras-chave: Imagem, Cultura Visual, Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Thiago Ranniery é Professor do Programa de Pós-Graduacao em Educação da Universidade Federal do Rio Janeiro. É líder do do grupo de pesquisa Bafo! Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Ética e Diferença (CNPq/Lanec/FE). É atualmente Vice-diretor da Faculdade de Educação da UFRJ e Jovem Cientista Nosso Estado da FAPERJ.

Letícia da Silva Ravanello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Letícia Ravanello é professora de arte na rede básica de ensino na cidade do Rio de Janeiro. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa: Currículo, Docência e Linguagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

de Oliveira, T. R. M., & Ravanello, L. da S. (2020). No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 528–546. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11337

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)