A centralidade da Educação Ambiental no Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10892

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, formação

Resumo

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa com o objetivo de “Compreender a concepção de Educação Ambiental contida no PPI-IFBA. Para tanto foi realizada Análise Documental em todo o corpo do documento, tendo como base Bardin (2009) a partir dos descritores Educação Ambiental e Meio Ambiente por meio de leitura preliminar, exploração, inferência, interpretação e compreensão da realidade. Constatamos que a apesar do IFBA se comprometer para a formação omnilateral, no que tange à Educação Ambiental, ela se encontra de forma muito tímida e conservadora e sem uma proposta clara para sua efetivação, refletindo desse modo, a concepção do IFBA de Meio Ambiente como recurso para ser poupado, sem questionar as bases de poder no modo de produção de bens, no qual homem e natureza se tomam mercadorias.

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Biografia do Autor

Maria Emília dos Santos Gonçalves, Instituto Federal de ciência e Tecnologia da Bahia

Bacharelado em Enfermagem, especialização em educação e mestranda em Gestão social, desenvolvimento regional e educação. Professora do IFBA-Eunápolis

Damián Sánchez Sánchez, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa: Cultura, Currículo e Formação de Educadores; Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da UFES

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Gonçalves, M. E. dos S., & Sánchez, D. S. (2020). A centralidade da Educação Ambiental no Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 162–183. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10892