O CROSSFIT KIDS COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

Resumen

RESUMEN: Este artículo aborda el uso de CrossFit Kids como intervención en las clases escolares de Educación Física, con el objetivo de combatir el sedentarismo y promover la salud física y mental en los niños. La metodología implicó una revisión narrativa de la literatura, utilizando bases de datos académicas como MedLine y SciELO, seleccionando 11 estudios sobre el tema. Los resultados indican que CrossFit Kids mejora la fuerza muscular, la flexibilidad y la cooperación entre los alumnos, además de aumentar la participación en actividades físicas. Los estudios mostraron impactos positivos en el desarrollo psicomotor y cognitivo de los estudiantes, con mejoras en materias como matemáticas y lenguaje. Se considera que CrossFit Kids promueve hábitos saludables que pueden perdurar más allá del entorno escolar, contribuyendo a una vida activa en la edad adulta. Conclusión: La modalidad CrossFit Kids es una herramienta eficiente para involucrar a los estudiantes en actividades físicas, proporcionando beneficios físicos, sociales y educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Neiman, UFRGS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2023). Tem experiência na área de Educação Física.

Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS), com mestrado na mesma área. Graduado em Educação Física, com licenciatura e bacharelado, pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS. Possuo também formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Integrante do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Futebol). Tutor dos Cursos de Graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - na Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Minha trajetória inclui experiência em projetos sociais, treinamento desportivo e performance em esportes coletivos e de combate. Atuo como pesquisador nas áreas de história dos esportes, pedagogia de lutas e esportes de combate, futebol, gestão e marketing esportivo, assim como antropologia do esporte.

Mauro Castro Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS). Formado em Educação Física (licenciatura e bacharelado), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br), colaborador do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (REDE CEDES) e do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (GESEF/UFRGS). Membro associado da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Membro do Conselho Editorial da International Journal of Sports Science and Physical Education(IJSSPE). Atua nas áreas de aptidão física de pré escolares a adultos, obesidade, habilidades motoras, políticas públicas para o esporte e o lazer, treinamento físico e antropologia urbana.

Anelise Reis Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq. Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Possui graduação em Educação Física/Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000); Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2004) e Doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professora Visitante da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) durante o ano de 2013. Além disso é membro da Equipe de Investigação da Faculdade de Desporto Universidade do Porto e Coordenadora Científica da Equipe de Pesquisa do Projeto Esporte Brasil. Atua principalmente nas sub-área de educação física escolar, atividade física, aptidão física e saúde, obesidade e doenças cardiovasculares com ênfase na população infantojuvenil. Ministrou aulas no Pós-Graduação de Promoção da Saúde da Universidade Santa Cruz do Sul nas disciplinas de Bioestatística, Metodologia da Pesquisa e Epidemiologia e na Graduação e Licenciatura - Supervisão de Estágios e Trabalho de Conclusão.

Publicado

2025-08-22

Cómo citar

Neiman, M., Reyes Boehl, W., Castro Ignácio, M., & Gaya, A. R. (2025). O CROSSFIT KIDS COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 131–146. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/18247

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo