O CROSSFIT KIDS COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Authors

Abstract

ABSTRACT: The article addresses the use of CrossFit Kids as an intervention in school Physical Education classes, in order to combat sedentary lifestyle and promote physical and mental health in children. The methodology involved a narrative review of the literature, using academic databases such as MedLine and SciELO, selecting 11 studies on the subject. The results indicate that CrossFit Kids improves muscle strength, flexibility and cooperation among students, in addition to increasing participation in physical activities. The studies showed positive impacts on the psychomotor and cognitive development of students, with improvements in subjects such as mathematics and language. CrossFit Kids is considered to promote healthy habits that can last beyond the school environment, contributing to an active life in adulthood. Conclusion: The CrossFit Kids modality is an efficient tool to engage students in physical activities, providing physical, social, and educational benefits.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcio Neiman, UFRGS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2023). Tem experiência na área de Educação Física.

Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS), com mestrado na mesma área. Graduado em Educação Física, com licenciatura e bacharelado, pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS. Possuo também formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Integrante do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Futebol). Tutor dos Cursos de Graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - na Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Minha trajetória inclui experiência em projetos sociais, treinamento desportivo e performance em esportes coletivos e de combate. Atuo como pesquisador nas áreas de história dos esportes, pedagogia de lutas e esportes de combate, futebol, gestão e marketing esportivo, assim como antropologia do esporte.

Mauro Castro Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS). Formado em Educação Física (licenciatura e bacharelado), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br), colaborador do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (REDE CEDES) e do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (GESEF/UFRGS). Membro associado da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Membro do Conselho Editorial da International Journal of Sports Science and Physical Education(IJSSPE). Atua nas áreas de aptidão física de pré escolares a adultos, obesidade, habilidades motoras, políticas públicas para o esporte e o lazer, treinamento físico e antropologia urbana.

Anelise Reis Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq. Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Possui graduação em Educação Física/Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000); Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2004) e Doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professora Visitante da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) durante o ano de 2013. Além disso é membro da Equipe de Investigação da Faculdade de Desporto Universidade do Porto e Coordenadora Científica da Equipe de Pesquisa do Projeto Esporte Brasil. Atua principalmente nas sub-área de educação física escolar, atividade física, aptidão física e saúde, obesidade e doenças cardiovasculares com ênfase na população infantojuvenil. Ministrou aulas no Pós-Graduação de Promoção da Saúde da Universidade Santa Cruz do Sul nas disciplinas de Bioestatística, Metodologia da Pesquisa e Epidemiologia e na Graduação e Licenciatura - Supervisão de Estágios e Trabalho de Conclusão.

Published

2025-08-22

How to Cite

Neiman, M., Reyes Boehl, W., Castro Ignácio, M., & Gaya, A. R. (2025). O CROSSFIT KIDS COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 131–146. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/18247

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo