LAZER SÉRIO E A PRÁTICA DA ESCALADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16882

Resumo

O estudo propõe uma análise reflexiva a partir de uma imersão etnográfica junto a um grupo de praticantes de escalada, uma prática de lazer que oferece uma experiência transformadora e formativa para os participantes. A Serious Leisure Perspective (SLP), proposta por Robert Stebbins, é apresentada e utilizada para examinar a participação no grupo e a própria prática da escalada como manifestação de lazer. São analisadas as configurações do lazer nesse meio com a intenção de dialogar com a SLP e colocar em perspectiva suas proposições. Ao fazer parte do grupo, o participante vive uma trajetória imersiva, incorporando múltiplos elementos como experiência, conhecimento, identificação e pertencimento. O grupo de escalada torna-se não apenas um espaço da prática da escalada, mas também de convívio e sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vargas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduação em Educação Física

Silvia Cristina Franco Amaral, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Livre-docência pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2011) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona no Departamento de Geografia Humana. Professora visitante sênior de novembro de 2023 a fevereiro de 2024 na Universidade de Aveiro, pelo PRINT/CAPES. É docente Titular da Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas atuando na graduação e na pós-graduação. ) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Pública e Lazer. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública de lazer, educação física, esporte e saúde e estudos do lazer. Atualmente é chefa do Departamento de Educação Física e Humanidades(2022-2024), foi membro do comitê de ética em pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp. Foi , até 2021, representante da área de educação física e sociedade na pós-graduação e coordenadora do Fórum de Pós-Graduação do CBCE e III Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da EF. Atualmente é representante dos MS6 no Conselho Universitário da UNICAMP e primeira vice-presidente da Associação de Docentes da Unicamp (ADUNICAMP)

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Vargas, G., & Cristina Franco Amaral, S. (2024). LAZER SÉRIO E A PRÁTICA DA ESCALADA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 152–164. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16882

Edição

Seção

Dossiê