LAZER E GÊNERO

PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CIDADE MINEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16806

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gênero e as experiências de lazer de professores e professoras de Educação Física (EF) de escolas públicas de uma cidade mineira na pandemia. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se no uso de questionário semiaberto via Google Forms e na realização de entrevista semiestruturada via Google Meet. Os resultados apontaram que o gênero se concretizou como componente de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e práticas de lazer. Constatou-se em especial o caso das pessoas que se identificaram como: mulheres cis e heterossexuais e também de pessoas que autodeclararam gays e homens cis. Em relação às práticas de lazer dessas pessoas, observou-se o predomínio de práticas relacionadas ao conteúdo virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais: Instagram, WhatsApp e TikTok, além da utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime Vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santos de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais

Gaduada em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM (2015). Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Deficientes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2022). Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG). Atualmente é professora efetiva da rede pública estadual de Sete Lagoas lecionando aulas de Educação Física na Escola Estadual Doutor Olinto Sátyro Alvim (Sete Lagoas, MG), atuando nos seguintes níveis escolares: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Temas de interesse: Sociologia do Esporte; Esporte e Mídia; Esporte Educacional; História da Educação Física e do Esporte; Lazer; Gênero; Políticas Públicas de Esporte e Lazer; Esportes Coletivos e Individuais; Educação Física e Pessoas com Deficiência; Paradesporto; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Organização de Eventos Esportivos e de Lazer; Metodologia da Pesquisa.

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES até 2013, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

Doiara Silva dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá, 2015.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Santos de Abreu, F., Chaves, E., & Silva dos Santos, D. (2024). LAZER E GÊNERO: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CIDADE MINEIRA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 17–31. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16806

Edição

Seção

Dossiê