LAZER E GÊNERO
PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CIDADE MINEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16806Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre gênero e as experiências de lazer de professores e professoras de Educação Física (EF) de escolas públicas de uma cidade mineira na pandemia. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se no uso de questionário semiaberto via Google Forms e na realização de entrevista semiestruturada via Google Meet. Os resultados apontaram que o gênero se concretizou como componente de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e práticas de lazer. Constatou-se em especial o caso das pessoas que se identificaram como: mulheres cis e heterossexuais e também de pessoas que autodeclararam gays e homens cis. Em relação às práticas de lazer dessas pessoas, observou-se o predomínio de práticas relacionadas ao conteúdo virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais: Instagram, WhatsApp e TikTok, além da utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime Vídeo.