OCIO Y GÉNERO: PRÁCTICAS Y PERCEPCIONES DE DOCENTES Y PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA CIUDAD DE MINERO

PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CIDADE MINEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16806

Resumen

El objetivo de esta investigación es analizar la relación entre el género y las experiencias de ocio de profesores de Educación Física (EF) de escuelas públicas de una ciudad de Minas Gerais durante la pandemia. Los procedimientos metodológicos utilizados se basaron en el uso de un cuestionario semiabierto vía Google Forms y la realización de una entrevista semiestructurada vía Google Meet. Los resultados mostraron que el género era un componente de la diferencia en las oportunidades y el disfrute del tiempo, el espacio y las prácticas de ocio. En particular se dio el caso de personas que se identificaron como: mujeres cis y heterosexuales y también personas que se declararon gays y hombres cis. En relación a las prácticas de ocio de estas personas, se observó el predominio de prácticas relacionadas con contenidos virtuales, como, por ejemplo, el uso de las redes sociales: Instagram, WhatsApp y TikTok, además del uso de plataformas digitales como Netflix. y vídeo principal.

 

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Biografía del autor/a

Fernanda Santos de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais

Gaduada em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM (2015). Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Deficientes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2022). Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG). Atualmente é professora efetiva da rede pública estadual de Sete Lagoas lecionando aulas de Educação Física na Escola Estadual Doutor Olinto Sátyro Alvim (Sete Lagoas, MG), atuando nos seguintes níveis escolares: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Temas de interesse: Sociologia do Esporte; Esporte e Mídia; Esporte Educacional; História da Educação Física e do Esporte; Lazer; Gênero; Políticas Públicas de Esporte e Lazer; Esportes Coletivos e Individuais; Educação Física e Pessoas com Deficiência; Paradesporto; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Organização de Eventos Esportivos e de Lazer; Metodologia da Pesquisa.

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES até 2013, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

Doiara Silva dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá, 2015.

Publicado

2024-11-27

Cómo citar

Santos de Abreu, F., Chaves, E., & Silva dos Santos, D. (2024). OCIO Y GÉNERO: PRÁCTICAS Y PERCEPCIONES DE DOCENTES Y PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA CIUDAD DE MINERO: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CIDADE MINEIRA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 17–31. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16806

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade