LAZER, TRABALHO E SATISFAÇÃO DE DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

A pandemia de COVID-19 exigiu adaptações que demandaram dedicação e tempo do professor universitário. Com o aumento das responsabilidades profissionais, o tempo de lazer foi comprometido influenciando na satisfação do professorado com o lazer durante a pandemia. Diante disso, objetivou- se analisar a relação tempo de trabalho e satisfação do docente universitário com o lazer prévio e durante a pandemia de COVID-19. Dados sobre lazer e trabalho coletados de 339 professores universitários via GoogleForms foram analisados por estatística descritiva e análise categórica de conteúdo. A satisfação com o lazer foi comprometida, pois, devido ao tempo extra dedicado ao trabalho e às atividades domésticas, que pela permanência em casa causada pelo isolamento social passaram a ficar mais intensas, não foi possível alcançar as possibilidades de liberdade, bem-estar e prazer no tempo de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yann Handel Farias Gonçalves, Pitágoras (Betim)

Bacharel em Educação Física (Pitágoras – Betim), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer e Educação Física (GEPILEF).

Robert Marra, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais

Licenciado em Educação Física (FUMEC); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer e Educação Física (GEPILEF).

Vagner Miranda Conceição, PUC-MG

Doutor e Mestre em Estudos do Lazer e licenciado em Educação Física (UFMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Lazer e Educação Física (GEPILEF - Educação Física/Anhanguera). Membro do grupo de pesquisa: Et Alia: Laboratório de Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais - UFRGS. Dançarino profissional - Dança Folclórica Brasileira (SATED/MG). Professor do curso de Educação Física da PUC-MG e da Faculdade Anhanguera - Contagem/MG. Professor de Educação Física lotado na Prefeitura Municipal de Betim/MG.

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Gonçalves, Y. H. F., Marra, R., & Conceição, V. M. (2025). LAZER, TRABALHO E SATISFAÇÃO DE DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 10–29. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16506

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo