Apresentação RBHCS N. 20

Autores

  • Denize Terezinha Leal Freitas UNIPAMPA/SEDUC-RS
  • Fabiano Quadros Rückert UFMS
  • José Carlos da Silva Cardozo FURG
  • Jonathan Fachini da Silva UFPEL/UNISINOS
  • Tiago da Silva Cesar UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.523

Resumo

Apresentação do Volume 10 Número 20 da

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

 

 

A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS – tem a imensa satisfação de trazer ao público acadêmico sua nova edição. A edição número 20 da RBHCS apresenta continuidade temático com o dossiê anterior intitulado “Protagonismos indígenas em diferentes tempos e espaços: diálogos entre História & Ciências Sociais” igualmente organizado pelo Prof. Dr. Giovani José da Silva (UNIFAP) e a Profª. Drª. Izabel Missagia de Mattos (UFRRJ). No presente volume titulado “Protagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos”, são discutidos temas referente ao protagonismo indígena em diferentes espaços do território nacional e mesmo internacional no período mais recente de nossa história. Dentre os assuntos tratados, o movimento indígena frente a Constituinte de 1988 e as discussões em torno das leis indigenistas foram recorrentes, matérias de suma importância para a agenda de antropólogos, sociólogos, historiadores e mesmo pesquisadores de outras áreas.

            É significativa a imagem reproduzida na capa desta edição em que lideranças indígenas se fizeram presentes durante as discussões e negociações referente ao capítulo dos índios na Constituinte de 1988[1]. Muito embora já estejamos ultrapassando os 30 anos de nossa Carta Magna, a imagem se mantém viva, a luta por cidadania e direitos dos povos tradicionais é uma constante. Em nosso presente, ainda com novos desafios, visto os rumos políticos que nos aguardam nos próximos anos, há a tendência a invisibilização e desarticulação das políticas de proteção aos povos indígenas já estabelecidas. Nesse sentido, os dois volumes de 2018 da RBHCS, além de excelentes resultados de pesquisa, são um material rico para reflexão e discussão sobre os protagonismos indígenas no passado e no presente, bagagem indispensável para os desafios na contemporaneidade.

            Além do dossiê, a atual edição apresenta também a sessão de temática livre com cinco artigos na área da História e da Ciência Política e uma resenha. Frente a essa diversidade, a presente edição atinge a meta de nosso escopo editorial, mantendo-se um periódico multidisciplinar, que busca fomentar o diálogo às diversas áreas do conhecimento com base na teoria social.

 

A todos e todas desejamos uma boa leitura!

 

Verão de 2018

 

 

Editores da RBHCS

 

Profa. Denize Terezinha Leal Freitas (UNIPAMPA/SEDUC-RS)

Prof. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)

Prof. José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Prof. Jonathan Fachini da Silva (UNISINOS/UFPEL)

Prof. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)


[1]Os editores e os organizadores agradecem a concessão dos direitos de uso da imagem do autor Beto Ricardo e a formalização dos trâmites por Claudio Tavares, ambos do Instituto Sociambiental (ISA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Terezinha Leal Freitas, UNIPAMPA/SEDUC-RS

Editora da RBHCS

Fabiano Quadros Rückert, UFMS

Editor da RBHCS

José Carlos da Silva Cardozo, FURG

Editor da RBHCS

Jonathan Fachini da Silva, UFPEL/UNISINOS

Editor da RBHCS

Tiago da Silva Cesar, UNICAP

Editor da RBHCS

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Freitas, D. T. L., Rückert, F. Q., Cardozo, J. C. da S., Silva, J. F. da, & Cesar, T. da S. (2018). Apresentação RBHCS N. 20. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 10(20), 2–3. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.523