Por um outro discurso da realidade: A questão do estado-nação e das práticas culturais

Autores

  • Nataniél Dal Moro PUC-SP

Palavras-chave:

História. Identidades. Representações.

Resumo

Cada vez mais a realidade histórica explicita-se como múltipla e aleatória, não mais passível de enquadramento em conceitos teóricos universais. É nesse sentido que se torna marcante a presença de identidades e de representações que antes não se faziam notar ou que academicamente não eram consideradas. Nesta perspectiva, nas últimas décadas do século XX e nos primeiros anos do século XXI, os discursos históricos sobre o Estado-nação e as práticas culturais, por exemplo, foram teoricamente revistos e, com isso, outras identidades e outras representações tiveram espaço no saber disciplinar, que nesse caso é principalmente o da História, qual seja, a do Estado-nação que não é mais uno e a das práticas culturais que são pós-coloniais e híbridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataniél Dal Moro, PUC-SP

Professor do curso de especialização em História da PUC-SP e integrante do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC). Doutor em História pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Moro, N. D. (2015). Por um outro discurso da realidade: A questão do estado-nação e das práticas culturais. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10545

Edição

Seção

Artigos Livres