A inclusão de homossexuais no protestantismo.

Autores

  • Maria Cristina Rocha Barreto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Evaristo de Oliveira Filho niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Inclusão. Protestantismo. Homossexualidade.

Resumo

Este artigo discorre sobre a inclusão de homossexuais no Protestantismo. Assumindo que a construção dos gêneros e das práticas sexuais é uma construção social, este trabalho procura mostrar o papel da religião na socialização e legitimação dos homossexuais à vida religiosa, especificamente na fração cristã do Protestantismo. Considerando que o Protestantismo tem sido o segmento da religião cristã que mais tem promovido modificações em suas crenças e padrões de comportamento, e sendo uma dessas modificações a inclusão de homossexuais em suas igrejas desde meados do século XX, discorre-se sobre a inclusão de homossexuais em igrejas Protestantes nas quais os homoafetivos não são coagidos a converterem-se à heterossexualidade; antes, tornam-se parte da comunidade de fé e passam a exercer os seus direitos e deveres religiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Rocha Barreto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Humanas, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró- RN.

José Evaristo de Oliveira Filho, niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró-RN. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Barreto, M. C. R., & Oliveira Filho, J. E. de. (2012). A inclusão de homossexuais no protestantismo. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10505