A normalidade: uma breve introdução à história social da deficiência
Palavras-chave:
Deficiência. Representação social. Ideologia da Normalização.Resumo
Das representações religiosas da Antiguidade à objetificação científica contemporânea, a vida das pessoas com deficiência difere das demais. O artigo expõe brevemente o paralelo entre os processos históricos e o papel e representações sociais das pessoas com deficiência, incluindo apontamentos específicos da realidade brasileira. O tratamento social dado às pessoas com deficiência acaba por evidenciar a construção da normalidade em momentos nos quais o extermínio, a caridade, a institucionalização e inclusão se conjugam ou sobrepõem na determinação do destino dessas vidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.