As impossibilidades da “lusofonia” e as narrativas acerca do “outro e do “eu” entre Brasil e Portugal
Palavras-chave:
alteridade, diferença, lusofoniaResumo
A relação Brasil e Portugal é pautada pelo distanciamento recíproco entre dois países que tantas semelhanças guardam entre si, mas que não conseguem aproximar-se nas suas diferenças. Este ensaio visa refletir sobre esse distanciamento, a partir de uma análise da construção do estereotipo do “outro” por ambas as partes para concluir sobre as impossibilidades da “lusofonia”, um conceito que so tem operacionalidade do lado lusitanoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.