CARTA PEDAGÓGICA AOS GAÚCHOS E ÀS GAÚCHAS
é preciso esperançar
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17744Résumé
O artigo configura-se como uma Carta Pedagógica temática cuja finalidade é apresentar uma reflexão de duas educadoras. O contexto atual da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul é tomada como referência para discutir o papal da educação como ato político. A relação entre o ambiente e a sociedade é colocada em questão visto o agravamento da crise ambiental em tempos de aquecimento global. Endereçada aos gaúchos e às gaúchas, a Carta Pedagógica objetiva também, de modo sensível, mostrar a importância da escrita e da esperança para contribuir na superação das dificuldades decorrentes do ocorrido.
Téléchargements
Références
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e prática. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1992. (Coleção Polêmicas do nosso tempo, v. 4)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio Janeiro de: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Fazer a aula com Cartas Pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e 035283, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35283.
STRECK, Danilo. Esperança. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 65-66.
VIEIRA Adriano. Cartas Pedagógicas. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 65-66.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.