EDUCAÇÃO ESPECIAL:

diálogos sobre o manual pedagógico em comunicação alternativa como um recurso para o Atendimento Educacional Especializado – AEE

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DOI :

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17411

Résumé

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre o “Manual pedagógico para as escolas em
Comunicação Alternativa: possibilidades para a escolarização de estudantes com TEA”, fruto de uma
pesquisa realizada durante o doutorado a fim de refletir sobre a formação continuada de professores no
uso da Comunicação Alternativa no cotidiano escolar. Metodologicamente esse recurso didático oferece
quatro encontros de formação continuada para professores que possuem estudantes com necessidades
complexas na comunicação. O manual apresenta algumas características mais frequentes nos estudantes
com TEA e oferece uma reflexão sobre as mais variadas questões encontradas no chão da escola. O
programa de formação continuada apresentado tem como referência o programa PECS-Adaptado
(Walter, 2000) e traz um suporte sobre o plano de ensino individualizado, a construção de materiais
didático-pedagógicos e cartões de comunicação alternativa que visam a acessibilidade curricular aos
estudantes com TEA. O manual pedagógico tem sido utilizado por muitos educadores da área da
Educação Especial e encontra-se disponível em diferentes indexadores.

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Biographie de l'auteur-e

Carla Marçal y Guthierrez, UFRRJ

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Licenciatura em Educação Especial. Coordenadora Institucional do PARFOR EQUIDADE/CAPES - Curso de Educação Especial. Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Mestre em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ. Especialista em Educação Especial com ênfase em Comunicação Aumentativa e Alternativa. Especialista em Gênero e Sexualidade. Psicopedagoga e Pedagoga. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Especial, Tecnologias e TEA" - GPEETEA. E-mail: carlamarcal@ufrrj.br 

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Publié-e

2025-11-21

Comment citer

Marçal y Guthierrez, C. (2025). EDUCAÇÃO ESPECIAL: : diálogos sobre o manual pedagógico em comunicação alternativa como um recurso para o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 675–692. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17411