Toda escrita é política? Mapeamento e sistematização da política linguística de surdos por meio da abordagem do ciclo de políticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17299

Palabras clave:

Política lingüística, Sordos, ACP

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo realizar un mapeo de las publicaciones sobre políticas lingüísticas para sordos y, posteriormente, presentar la sistematización basada en el análisis del ciclo de políticas – ACP. Para ello, se ha llevado a cabo una búsqueda metodológica de publicaciones relacionadas con esta temática en las bases de datos Scielo y Periódicos disponibles en la plataforma Capes, en el período de 2019-2021, lo que resultó en la comprensión de que no hay artículos publicados en este intervalo que hayan realizado un análisis de esta política lingüística. Posteriormente, se sistematiza el análisis de la política lingüística para sordos, tomando como base los contextos de influencia, producción y práctica según lo propuesto por Ball (2006). Ante esto, el trabajo resulta en la especificación de los supuestos solicitados por el movimiento sordo y lo que se ha verificado en la práctica, en la realidad de la educación de los sordos, sugiriendo una reflexión sobre los cambios necesarios para que la educación bilingüe pueda concretarse.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Delanhese, IFPR/ UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Mestra em Ensino pelo programa de pós-graduação em Ensino (PPGEN - UENP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009).  Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, IFPR - Jacarezinho. 

Paula Izidoro, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

Doutoranda no Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL). Mestre em Ensino e licenciada em Letras com habilitação em português e espanhol pela Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP. 

Claudia Ferreira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora associada de Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, onde se encontra no cargo de Coordenadora do Colegiado. Possui doutorado em Estudos da Linguagem (UEL - 2007) e pós-doutorado em Estudos da Traduação (UFSC – 2019). 

Citas

ALMEIDA, Djair Lázaro; SANTOS, Glaucia Ferreira Dias dos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. O ensino de português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 30-57, set./dez. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em 26 Mar. 2023.

ANDREIS-WITKOSKI, S. Desafios no processo de letramento de alunos surdos. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 307-319, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos. Acesso em 09 Abril 2023.

ANDREIS-WITKOSKI, S. DOUETTES, B. B. Educação bilíngues: implicações metodológicas e curriculares. In: ANDREIS-WITKOSKI, Silvia; FILIETAZ, Marta Rejane Proença (Org.). Educação de surdos em debate. Curitiba: Ed. UTFPR, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3548. Acesso em 08 de Abril 2023.

BALL, Stephen. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. In: BALL, Stephen. Education policy and social class: the selected works of Stephen Ball, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249913509_What_Is_Policy_Texts_Trajectories_and_Toolboxes Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em 26 Mar. 23

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em 26 Mar. 2023.

BRITO, F. B de et al. O movimento surdo e sua luta pelo reconhecimento da Libras e pela construção de uma política linguística no Brasil. In: Libras em estudo: política linguística. Neiva de Aquino Albres e Sylvia Lia Grespan Neves (organizadoras) – São Paulo: FENEIS, 2013. 169 p. Disponível em: https://libras.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/09/2013-ALBRES-e-NEVES_LIBRAS-Pol%C3%ADtica-lingu%C3%ADstica.pdf. Acesso em 07 Abril. 2023.

CAMPOS, M. de L. I. L. Educação Inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulalia (Oarg.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 37 – 61.

FEBRAPILS, Nota técnica sobre supostos exames de proficiência em TILS. Disponível em: https://blog.febrapils.org.br/febrapils-emite-uma-nota-tecnica-sobre-supostos-exames-de-proficiencia-em-tils/, 2022. Acesso em 23 Abril 2023.

FERNANDES, S.; MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 3, p. 127-150, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NN3yMpLvBXKjd3KcYQ384gp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 06 Abril 2023.

FREITAS, I. F. de. Alfabetização de surdos: para além do alfa e do beta. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6WQDTppcbZMKyHbTyfCbnVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 27 Mar. 2023.

KOTAKI, C. S; LACERDA, C. B. F. de. O Intérprete de Língua de Sinais (ILS). In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulalia (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 201 - 236.

LODI, A.C. LACERDA, C. B. F. de. Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.

MAGRINI, A. M; SANTOS, T. M. M. dos. Comunicação entre funcionários de uma unidade de saúde e pacientes surdos: um problema? Distúrb Comun, São Paulo, 26(3): 550-558, setembro, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br. Acesso em 09 Abril 23.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas , v. 27, n. 94, p. 47-69, Apr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2023.

PAIVA, G. O. da S; MELO, F. R. L. V. de. Acessibilidade Linguística de Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre o Curso de Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/WvvByDwr9hGGtgZnJZfKTjG/?lang=pt#. Acesso em: 26 Mar. 2023.

SOLEMAN, C; BOUSQUAT, A. Políticas de saúde e concepções de surdez e de deficiência auditiva no SUS: um monólogo? Cadernos de Saúde Pública, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/4h6BMPsHHKxR3s6cdCRPQGg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 Mar. 2023.

SOUZA, R. B. de. Interpretação jurídica para língua de sinais: repensando as dimensões históricas, sociológica, políticas e de formação profissional. Cadernos de Tradução, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ct/a/XpXsCYWNrnYVQbdbtyP8YwR/?lang=pt. Acesso em 26 Mar. 2023.

WITCHS, P. H. A situação minoritária dos surdos e sua vulnerabilidade linguística na educação. Cadernos CEDES, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/vSMv7BkhMg4ySzGpLqykDFr/?lang=pt. Acesso em 26 Mar. 2023.

Publicado

2025-07-11

Cómo citar

Delanhese, B., Izidoro, P., & Ferreira, C. (2025). Toda escrita é política? Mapeamento e sistematização da política linguística de surdos por meio da abordagem do ciclo de políticas. Momento - Diálogos Em Educação, 34(2). https://doi.org/10.63595/momento.v34i2.17299

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.