INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE MOBILIDADE ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO DIÁRIO DE REGISTROS
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12457Resumen
O texto apresenta uma discussão sobre os fenômenos da Internacionalização na Educação Superior, a partir de revisão bibliográfica em periódicos da área de educação e relato de experiência de mobilidade acadêmica internacional, realizado na Colômbia, na Universidade “Y”[1]. A mobilidade discente foi oportunizada por meio do edital de seleção interna do Programa de Pós-Graduação “Z”, da Universidade “X”, Brasil. O intercâmbio teve a duração de um mês e foi realizado no primeiro ano do mestrado. A vivência dessa mobilidade possibilita a articulação com o problema de pesquisa da mestranda, a saber, “o que é isso que se mostra de Educação Ambiental crítica e transformadora nas escolas da educação básica?” - para com outro lugar socioespacial, oportunizando adensar a discussão dos aspectos intrínsecos à pesquisa. Como modo de re(significar) a experiência se aposta no diário de registros, que evidencia que para além da academia, a mobilidade promove a formação pessoal. Espera-se, a partir do texto, estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente na graduação e na Pós-Graduação.
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