A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036

Keywords:

Política de Formação, Formação Continuada, Profissionalização Docente.

Abstract

Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edna Coimbra da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Educação Básica da rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, estudante do doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Nadiane Feldkercher, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Curso de Pedagogia.

References

BALL, S. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.

______. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.

______. et al. A constituição da subjetivação docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação em Questão. Natal, v. 46, n. 32, p. 9-36, 2013.

DAY, C. Formar Docentes. Narcea, S.A. D. Ediciones, Madri - Espanha, 2005.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GATTI, B. Análise das Políticas Públicas para a Formação Continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.

HYPOLITO, Á. L. M. Gestão do Trabalho Docente e Qualidade da Educação. Cadernos da Anpae, n. 4, p. 1-16, 2007.

______. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: Teoria e Prática. v. 21, n. 38, p. 59-78, out./dez. 2011.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAWAN, M. Os Professores e a Fabricação de Identidades. Currículo sem Fronteiras. v. 1, n. 2, p. 117-130, jul./dez. 2001.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

______. (Org.) Profissão Professor. 2 ed. Portugal: Porto, 1995a.

______ . Vida de Professores. 2 ed. Porto: Portugal, 1995b.

______. Formação de Professores e Profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia. 1997.

______. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa, Educa, 2002.

______. Professores: Imagens do futuro presente. Real gráfica. Ltda. Lisboa, 2009.

SACRISTÁN, J.G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista. Curitiba. N. especial 1, p. 17-35, 2010.

VIEIRA, J. S. Política Educacional, Currículo e Controle Disciplinar (implicações sobre o trabalho docente e a identidade do professorado). Currículo sem Fronteiras, v. 2, n. 2, p. 111-136, 2002.

______. Um negócio chamado educação: qualidade total, trabalho docente e identidade. Pelotas: Seiva, 2004

Published

2018-08-17

How to Cite

Silva, E. C. da, & Feldkercher, N. (2018). A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 172–187. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036