Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-04. Leia a versão mais recente.

OS INTERESSES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

trilhando caminhos da participação infantil

Autores

  • Queila Almeida Vasconcelos UFRGS
  • Claines Kremer UFRGS
  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12497

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações e os interesses de aprendizagem das crianças bem pequenas, articulando-os à possibilidade de promover a participação infantil no planejamento e na organização do cotidiano escolar. O suporte teórico que fundamenta essa investigação compõe-se das discussões sobre participação infantil do campo da Sociologia da Infância e do conceito de aprendizagem pela vida cotidiana da perspectiva da Aprendizagem Sociocultural. As estratégias metodológicas foram construídas a partir dos referenciais da Pesquisa com Crianças, tendo em vista que esta investigação foi realizada em uma escola pública, em um grupo de crianças entre 17 e 27 meses de idade.  Tais referenciais reverberam sobre a indispensabilidade da participação infantil nas pesquisas. Como resultados, as análises apontam que a participação infantil, na organização do cotidiano da escola, está atravessada pela concepção das ações das crianças, em busca de compreender, estar junto e fazer parte do mundo, como aprendizagens fundamentais na primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Queila Almeida Vasconcelos, UFRGS

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Estudos sobre Infâncias. Pesquisadora colaboradora do CLIQUE - Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas/UFRGS, do GEIN - Grupo de Estudos de Educação Infantil/UFRGS e do CIC - Centro de Estudos da Criança/UFPEL. Foi professora Substituta pelo Departamento de Estudos Especializados da UFRGS em 2017/2018. Professora do curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais da UNOCHAPECÓ e na Especialização em Pedagogia da VERBO. Professora bolsista/CAPES no curso de Pedagogia PARFOR/UNISINOS. Assessora Pedagógica no Programa A União Faz a Vida do SICREDI-RS. Assessora e Consultora Pedagógica para a Formação de Professores da Educação Infantil. Coordenadora do Atelier de Educação Infantil: Participação e Protagonismo das crianças, constituído por quatro grupos de Investigação-ação fundamentados nas Pedagogias Participativas, realizados nos municípios de Porto Alegre, Ijuí e Cruz Alta. 

Claines Kremer, UFRGS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Estudos sobre Infâncias. Possui Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. É graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica em escolas de Educação Infantil. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas/UFRGS - CLIQUE e tem interesse nas seguintes temáticas: Infâncias, Educação Infantil, Currículo, Aprendizagem, Cotidiano, Pesquisa com Crianças e Etnografia.

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Versões

Como Citar

Almeida Vasconcelos, Q., Kremer, C., & Silveira Barbosa, M. C. (2021). OS INTERESSES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA: trilhando caminhos da participação infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12497

Edição

Seção

Artigos