Educação superior e cidadania democrática:

os desafios e possibilidades de uma educação pela e para tolerância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v33i2.16518

Palavras-chave:

Educação Superior, Tolerância, Democracia, Cidadania, Diretrizes Curriculares

Resumo

O objetivo desse texto é defender a importância de resgatar a educação – especialmente a Educação Superior – como processo preparo para o exercício da cidadania e o estímulo para conhecer os problemas do mundo presente. Para isso, defende que em todas as graduações, sobretudo da Área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas, conforme acrônimo em inglês), a Educação Superior não só se faça com preparação para o mundo do trabalho mas também oportunidade de estudos e pesquisas de cunho mais político, ético ou filosófico, realizando o que a legislação educacional sintetiza como preparo para o exercício da cidadania e enfrentamento dos problemas do mundo atual. Para tanto, o texto argumenta que os processos educacionais devem se realizar como uma prática democrática, como uma educação em torno de valores e posturas republicanas, com ênfase na tolerância. Como indicado na conclusão, considera-se que a tolerância não só desempenhe o papel de um objetivo, mas também seja um elemento constitutivo da Educação. A educação pela e para tolerância articular-se-ia como um passo fundamental para realizar o escopo da Educação Superior, conforme preconizado pela legislação vigente e para superar todo tipo de objeção ou insensibilidade dos estudantes que, ainda nos primeiros anos da graduação, perdem o interesse ou entendem como inúteis discussões acerca da ética, da política e de outras questões sociais. A metodologia adotada é, primordialmente, descritiva-analítica, mediante uma revisão bibliográfica que venha servir como fundamentação de futuras abordagens empíricas. Autores clássicos, cotejados dentro do possível com pesquisadores contemporâneos, formam o referencial teórico aferido pela pesquisa bibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

Leandro José de Souza Martins, Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil

Doutorando em Teoria do Direito e da Justiça pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Bolsista CAPES). Mestre em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte) pela UFOP. Especializado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Educação (Docência com Ênfase na Educação Básica), pelo Instituto Federal Minas Gerais, Campus Arcos. Graduação em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (2006). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Branco, nas áreas Filosofia, Sociologia e Direito. Membro da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8239895889023815

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Martins, L. J. de S. (2024). Educação superior e cidadania democrática: : os desafios e possibilidades de uma educação pela e para tolerância. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 33(2), 187–208. https://doi.org/10.14295/juris.v33i2.16518

Edição

Seção

Cidadania, Educação e Sustentabilidade

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