<b>Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática</b>

Autores

  • Patrícia Martins Castelo Branco
  • Leandro Henrique Magalhães

Palavras-chave:

Educação patrimonial. Patrimônio histórico e cultural. Memória.

Resumo

Este artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua, contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida, ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem-se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados, e na terceira é abordada sua fase atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Martins Castelo Branco

Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Atualmente atua como professora do Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Leandro Henrique Magalhães

Doutorado em História pela Universidade Fedral do Paraná(UFPR/PR). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande.Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Filadélfia - UniFil, onde atua como Coordenador de Divulgação Científica, Coordenador do Comitê Interno de Extensão e Pesquisa e Coordenador Geral Acadêmico da UniFil VIRTUAL.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Castelo Branco, P. M., & Magalhães, L. H. (2011). &lt;b&gt;Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática&lt;/b&gt;. Historiæ, 1(2), 121–134. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2344

Edição

Seção

Artigos