Patrimônio cultural documental: os manuscritos de Coriolano Benício e as suas escritas de si

Autores

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade Federal de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

Manuscritos. Escritas de si. Arquivos pessoais. Coriolano Benício

Resumo

O presente texto visa refletir sobre o conceito de memória social e as escritas de si contidas em documentos manuscritos de arquivos pessoais, compreendendo tais arquivos como patrimônio documental e cultural. Coriolano Benício (1911-1984), cidadão rio-grandino, dedicou-se às artes e a cultura, deixando preservado em seu arquivo uma documentação dos mais variados tipos e que refletem diferentes períodos de sua vida pessoal e profissional. Este texto é parte integrante de minha pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no qual trabalhei com o arquivo pessoal de Coriolano Benício e suas relações com (auto) biografia e memória social. Não se pretendeu aqui extinguir todas as possibilidades de análises do arquivo e/ou sobre a figura de Coriolano Benício, mas sim expor parte das reflexões realizadas a partir do contato com a documentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade Federal de Caxias do Sul - UCS

Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas de Pelotas (UFPEL). Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Bacharel em Biblioteconomia pela FURG.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

da Silveira, J. P. B. (2016). Patrimônio cultural documental: os manuscritos de Coriolano Benício e as suas escritas de si. Historiæ, 6(2), 213–232. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5593