A descrição arquivística do fundo Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande (1960-1969)

Janaine da Silveira Xavier, Valeria Bertotti

Resumo


Pertencente à Universidade Católica de Pelotas, a Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande instalou-se na cidade como solução para os aspirantes à docente do ensino secundário, no começo da década de 1960 e posteriormente formou a Universidade do Rio Grande – URG em 1969. Este trabalho tem por objetivo descrever, de acordo com a norma arquivística brasileira, o acervo desta instituição, entre os períodos de 1960 a 1972, visando colaborar com as iniciativas da FURG na preservação da memória institucional e do acesso à informação. De natureza aplicada, este estudo de caso utilizou como coleta de informações as pesquisas bibliográfica e documental. Foram realizadas as descrições nos níveis: fundo e séries documentais. Este trabalho destaca-se, acima de tudo, pela relevância da continuidade deste processo nos diversos fundos documentais da instituição, como forma de preservar o patrimônio documental da instituição e a memória do ensino superior na região.

Palavras-chave


Arquivologia

Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO NACIONAL (Brasil). CONARQ. Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

___. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M.. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ PROPESQ   PROPESQ   PROPESQPROPESQ             PROPESQ