Bibliotecários nas redes sociais: grupo de biblioteconomia na plataforma Facebook

Kelly Pinheiro Conceição Senabio, Maria de Fátima dos Santos Maia

Resumo


Bibliotecários,são profissionais que atuam como agentes condutores da informação. Utilizar ferramentas que potencializem a construção de vínculos e conexões é um fator essencial, por isso as redes sociais são importantes para que interajam, troquem ideias, conheçam outros profissionais, esclareçam dúvidas e compartilhem informações sobre serviços e/ou pesquisas na área. Sendo assim, as redes sociais como a plataforma Facebook podem auxiliar nas atividades desenvolvidas pelos mesmos. Este trabalho tem como objetivo comparar dois grupos de biblioteconomia: “Bibliotecários do Brasil” e “Mural Interativo do Bibliotecário” tipificando a natureza das postagens publicadas.  A metodologia empregada foi de natureza quali-quantitativa. Utilizou-se da coleta de dadospor meio de tabelas estruturadas aplicadas para obtenção dos resultados e análise dos principais temas discutidos nos grupos. Como resultado foi possível observar que a interação entre os profissionais da área existe e contribui para o desenvolvimento da Biblioteconomia no Brasil. Os temas mais recorrentes foram eventos, capacitação e literatura. Conclui-se que as redes sociais são um campo muito vasto para o estudo das interações dos profissionais na área biblioteconômica.


Palavras-chave


Facebook; Bibliotecário; Redes Sociais; Biblioteconomia

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. M..Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARBOSA FILHO, M. Introdução à pesquisa: método, técnicas e instrumentos. 3 ed. João Pessoa : A União, 1994.

BARROS, A. de J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 15 ed. Petrópolis : Vozes, 1990.

BIBLIOTECÁRIOS DO BRASIL. Site Facebook. Disponível em: www.facebook.com/groups/bibliotecariosdobrasil/about/Acesso em: 11 jun. 2018.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CHAVES, A. L. et al. Conexões em rede: as relações biblioteconómicas de além-mar. BAD. UNIVERSIDADE DE ÉVORA. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2015.

CORREIA, P. M. A. R.; MOREIRA, M. F. R. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. ALCEU , v. 14 - n.28 - p. 168 a 187 - jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20168-187.pdfAcesso em: 24 mar 2018.

OLIVEIRA, W. S. ; PINTO,T. L. BIBLIOTECONOMIA DO PRESENTE: novos conceitos e desafios. XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação. Os novos campos da profissão da informação na contemporaneidade, Maranhão, 2011.

PRIMO, Alex.Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: relacionamentos no blog Martelada. Comunicação, mídia e consumo São Paulo, v.4 , n.11, p. 137-158 nov. 2007.

SILVA, Fabiano Couto Correa da.Bibliotecários Especialistas: Guia de Especialidades e Recursos Informacionais. Brasília:Thesaurus, 2005.

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v33i2.10904

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ  PROPESQ  PROPESQ PROPESQ  PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ