<b>Primeiro registro de<i> Pisidia brasiliensis </i>Haig in Rodrigues da Costa, 1968 para litoral de Santa Catarina, Brasil: (Decapoda: porcellanidae)</b>

Autores

  • Irece F. Machado Universidade Federal do Rio Grande
  • Rony R.R Vieira Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernando D'Incao Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3183

Palavras-chave:

Balneário Camboriú, Santa Catarina, Pisidia brasiliensis, Decapoda, Anomura

Resumo

Uma nova citação de caranguejo Anomura para a costa do estado de Santa Catarina, Brasil (Decapoda: Porcellanidae). Quarenta e cinco exemplares de Pisidia brasiliensis foram coletados na Baia de Balneário Camboriú, representando uma extensão até Santa Catarina da distribuição previamente citada para a costa brasileira entre os estados do Pará e Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irece F. Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Curso de Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí. Doutorando em Oceanografia Biológica (FURG). Atualmente é Integrante do Laboratório de Decapodos na FURG.

Rony R.R Vieira, Universidade Federal do Rio Grande

Rony Roberto Ramos Vieira graduou-se em Biologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (1997) com auxílio financeiro do CNPQ. Concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) em 2000 com auxílio financeiro da CAPES. Cursou doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2006 com auxílio financeiro da CAPES. Título da tese: Identificação, abundância e Distribuição das fases larvais das espécies de Brachyura (Crustacea, Decapoda) no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente . Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande, título do trabalho Análise das espécies brasileira de camarões da superfamília Sergestoidea (Decapoda, Dendrobranchiata) . Atualmente é Bolsista DCR (CNPq) na Universidade Federal do Pará (2010-2012) Título do Trabalho "Taxonomia e distribuição do zooplâncton na baía de Marajó-PA". Publicou 12 artigos em periódicos especializados, 2 artigos estão aceitos para publicação em periódicos especializados em 2011.

Fernando D'Incao, Universidade Federal do Rio Grande

Fernando Dincao concluiu o doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná em 1995. Atualmente e professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), diretor da estação de apoio antártico (ESANTAR) e gestor do polo pesqueiro (programa de Pólos tecnológicos - secretaria de ciência e tecnologia do RS).

Downloads

Publicado

2012-12-08

Como Citar

Machado, I. F., Vieira, R. R., & D’Incao, F. (2012). <b>Primeiro registro de<i> Pisidia brasiliensis </i>Haig in Rodrigues da Costa, 1968 para litoral de Santa Catarina, Brasil: (Decapoda: porcellanidae)</b>. Atlântica (Rio Grande), 34(2), 203–205. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3183

Edição

Seção

Notas Breves