<b>Avaliação do tamanho de captura e estimativa da abundância relativa do camarão-rosa <i> Farfantepenaeus paulensis </i> (Pérez Farfante 1967) no entorno da Ilha dos Marinheiros, estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil </b>

Autores

  • Vinicius Mendes Ruas Universidade Federal do Rio Grande
  • Luiz Felipe Dumont Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernando D'Incao Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.1493

Palavras-chave:

Camarão-rosa, pesca artesanal, abundância, recurso pesqueiro, capturas

Resumo

O camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis utiliza o estuário da Lagoa dos Patos durante o seu desenvolvimento juvenil, e neste ambiente torna-se um importante recurso para a pesca artesanal. Neste trabalho foram analisados os tamanhos dos camarões capturados pelas redes de “saquinho”; e a abundância relativa (CPUE) dos juvenis e pré-adultos no entorno da Ilha dos Marinheiros, RS, Brasil em três áreas distintas. Foram tomadas as medidas de comprimento da carapaça, através das quais se estimou o percentual de camarões com tamanho inferior ao permitido por lei. A CPUE foi estimada por área (áreas I, II e III) através das informações de desembarque da pesca artesanal. As variações diárias da salinidade foram acompanhadas durante o período de pesca através de coleta manual de água. Em todas as áreas, durante toda a safra, as capturas de camarões com tamanho inferior ao permitido por lei foram superiores ao percentual permitido. A CPUE foi significativamente menor na área III e as maiores abundâncias ocorreram nos dois primeiros meses de safra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Mendes Ruas, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado e Bachareu em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Oceanografia Biológica pela mesma universidade.

Luiz Felipe Dumont, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000) e mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professor Adjunto II, membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG.

Fernando D'Incao, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná em 1995. Atualmente e professor titular da FURG.

Downloads

Publicado

2012-08-19

Como Citar

Ruas, V. M., Dumont, L. F., & D’Incao, F. (2012). <b>Avaliação do tamanho de captura e estimativa da abundância relativa do camarão-rosa <i> Farfantepenaeus paulensis </i> (Pérez Farfante 1967) no entorno da Ilha dos Marinheiros, estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil </b>. Atlântica (Rio Grande), 33(2), 161–172. https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.1493

Edição

Seção

Artigos