<b> Fertilização orgânica com carbono no cultivo intensivo em viveiros com sistema de bioflocos do camarão branco <i> Litopenaeus vannamei </i> </b>

Autores

  • Charles Nunes Fróes Universidade Federal do Rio Grande
  • Geraldo Fóes Universidade Federal do Rio Grande
  • Dariano Krummenauer Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Ballester Universidade Federal do Paraná
  • Luis Henrique Poersch Universidade Federal do Rio Grande
  • Wilson Wasielesky Junior Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2704

Palavras-chave:

Biofloco, Litopenaeus vannamei, fertilização de carbono

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da fertilização com fonte rica em carbono, no cultivo do Litopenaeus vannamei, em sistema intensivo com renovação mínima de água e na presença bioflocos. Juvenis de L. vannamei com peso médio inicial de 0,112 ± 0,07g foram cultivados na densidade de 85 camarões m-2 em 6 viveiros escavados (500 m² cada) e revestidos com PEAD (geomembrana). No tratamento com fertilização de carbono não houve renovação da água de cultivo. No tratamento controle os camarões foram cultivados sem adição extra de carbono, e renovação de água foi de 10 % por semana. Não houve diferença significativa entre os parâmetros de qualidade de água (p>0,05). A sobrevivência e conversão alimentar não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos. Entretanto, os camarões cultivados no tratamento com fertilização de carbono apresentaram peso médio final significativamente maior (p<0,05) (10,72 g ± 2,12) em relação ao controle (8,45 g ± 2,03)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Nunes Fróes, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Ecologia. Mestre em Aqüicultura. Bolsista CNPq - DTI - nível: mestrado.

Mais informações: Currículo Lattes

Geraldo Fóes, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG (2008) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Dariano Krummenauer, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia, Mestrado e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós graduação (PNPD) atuando como professor pesquisador junto ao Programa de Pos graduação em Aquicultura da FURG.

Eduardo Ballester, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000), realizou mestrado no Programa de Pós Graduação Em Aqüicultura (FURG, 2003), e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (FURG, 2008). Tem formação complementar (aperfeiçoamento) em repovoamento de organismos aquáticos (JICA - Universidade de Kochi - Japão, 2003). Atualmente é professor adjunto e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR - Campus Palotina.

Luis Henrique Poersch, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestrado em Ciencias del Mar - Universidad Católica del Norte (1998) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como professor no curso de Oceanologia e no programa de Pós-graduação em Aqüicultura.

Wilson Wasielesky Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000). Pós-Doutorado na Universidade da Carolina do Sul/Waddell Mariculture Center em 2005. Atualmente é pesquisador e professor Associado do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Como Citar

Fróes, C. N., Fóes, G., Krummenauer, D., Ballester, E., Poersch, L. H., & Wasielesky Junior, W. (2012). <b> Fertilização orgânica com carbono no cultivo intensivo em viveiros com sistema de bioflocos do camarão branco <i> Litopenaeus vannamei </i> </b>. Atlântica (Rio Grande), 34(1), 31–39. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2704

Edição

Seção

Artigos