<b> Utilização de protozoários, rotíferos e nematódeos como alimento vivo para camarões cultivados no sistema BFT </b>

Autores

  • Claudio Kinach Loureiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Wilson Wasielesky Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Paulo César Abreu Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2698

Palavras-chave:

Biofloco, conteúdo estomacal, microorganismos, larvicultura

Resumo

O Meio de Cultivo de Protozoários e Nematódeos – PNCM, possibilita a produção de microrganismos de forma barata para a utilização como o alimento vivo em cultivos de camarões marinhos. Ciliados produzidos no PNCM foram testados como alimento vivo para pós-larvas de camarões em um experimento com quatro tratamentos: (BFT) somente bioflocos; (BFT 10) 10 mL de PNCM adicionado ao biofloco; (BFT 100) 100 mL de PNCM adicionado ao biofloco; BFT 1000) 1000 mL de PNCM adicionado ao biofloco. Os microrganismos foram analisados nas fases inicial, intermediária e final do experimento, realizado durante 30 dias. A análise do conteúdo estomacal dos camarões indicou a predação dos ciliados pelas pós-larvas. Na maioria dos tratamentos, o período inicial foi marcado pelo incremento dos flagelados, a fase intermediária foi marcada pela redução na abundância de ciliados, a fase final foi representada pelo aumento na abundância de ciliados e rotíferos. Em todos os tratamentos, os nematódeos não foram encontrados nas amostras finais, em nenhuma das três fases de cultivo, sugerindo que estes organismos foram efetivamente predados pelos camarões. Este estudo indicou que ciliados, rotíferos e nematódeos, desempenham importante papel como alimento vivo em larviculturas, principalmente pelo seu tamanho reduzido, valor nutricional e atratividade exercida sobre as pós-larvas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Kinach Loureiro, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Recursos Naturais (2000). Atualmente trabalha no desenvolvimento do projeto entitulado "Cultivo de Ciliados como alimento vivo na Aquicultura" na Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Wilson Wasielesky Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000). Pós-Doutorado na Universidade da Carolina do Sul/Waddell Mariculture Center em 2005. tualmente é pesquisador e professor Associado do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande.

Paulo César Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Oceanografia - FURG. Laboratório de Fitoplâncton e Microorganismos Marinhos

Downloads

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Loureiro, C. K., Wasielesky Junior, W., & Abreu, P. C. (2012). <b> Utilização de protozoários, rotíferos e nematódeos como alimento vivo para camarões cultivados no sistema BFT </b>. Atlântica (Rio Grande), 34(1), 5–12. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2698

Edição

Seção

Artigos