<b>Resistência dos camarões marinhos <i> Litopenaeus vannamei </i> e <i> Farfantepenaeus subtilis </i> a infecções por <i> Vibrio harveyi </i></b>

Autores

  • Joana Lyra Vogeley Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberta Nery Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Bruna do Valle Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Freddy Vogeley Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Vitor Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberta Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Silvio Peixoto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2705

Palavras-chave:

Vibrio harveyi, infecção, sobrevivência, Litopenaeus vannamei, Farfantepenaeus subtilis

Resumo

Nos camarões peneídeos, doenças causadas por bactérias do gênero Vibrio resultam em baixas taxas de sobrevivência nos sistemas de larvicultura, berçário e engorda. O objetivo desse estudo foi avaliar a resistência de juvenis de Litopenaeus vannamei e Farfantepenaeus subtilis a uma infecção experimental pela bactéria Vibrio harveyi. Os camarões foram expostos por um período de 96 horas a três concentrações de V.harveyi inoculado diretamente na água: 103, 106 e 109 UFC mL-1, e um controle sem adição de V.harveyi. Três repetições foram usadas para cada tratamento. Para quantificação do total de Vibrio spp., foram coletadas amostras de água e de camarões de cada tratamento ao final do experimento. Não houve diferença significativa na sobrevivência do L. vannamei e F. subtilis quando comparado ao tratamento controle. Ambas as espécies apresentaram menor sobrevivência no tratamento 109 UFC mL-1, com 93% e 83%, respectivamente para L. vannamei e F. subtilis. Houve um aumento na concentração total de Vibrio nos camarões submetidos à maior concentração de V.harveyi (109 UFC mL-1). Os resultados sugerem que as concentrações da linhagem de V.harveyi utilizada não afetaram a sobrevivência dos camarões nesse estágio de vida durante o período avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Lyra Vogeley, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Possui graduação em Engenharia de Pesca, Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e atualmente é aluna de doutorado do mesmo Programa de Pós-graduação.

Roberta Nery, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010).

Bruna do Valle Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e mestranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura na mesma Universidade.

Freddy Vogeley, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Engenharia de Pesca e Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, títulos obtidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Realizou o Mestrado Sanduíche em Aquicultura, pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS - FURG, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD/CAPES.

José Vitor Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tutor do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciências Biológicas da UFRPE, Coordenador do Laboratório de Microbiologia e Imunologia (LAMIM) e professor dos cursos de Pós-graduação em Biociência Animal

Silvio Peixoto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004) com doutorado sanduiche pelo Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), Australia (2003-2004). Atualmente é professor adjunto junto ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando na área de aquicultura com ênfase em aspectos relacionados a biologia e cultivo de camarões marinhos.

Downloads

Como Citar

Vogeley, J. L., Nery, R., Ferreira, B. do V., Vogeley, F., Lima, J. V., Soares, R., & Peixoto, S. (2012). <b>Resistência dos camarões marinhos <i> Litopenaeus vannamei </i> e <i> Farfantepenaeus subtilis </i> a infecções por <i> Vibrio harveyi </i></b>. Atlântica (Rio Grande), 34(1), 41–45. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i1.2705

Edição

Seção

Notas Breves