QUAIS CONHECIMENTOS OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TÊM SOBRE O CÂNCER E SUA PREVENÇÃO?

Autores

  • Solange Kapp
  • Maria Catarina Chitolina Zanini
  • Maria Rosa Schetinger

Palavras-chave:

câncer, prevenção, concepções prévias

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar quais conhecimentos os alunos de terceiro ano do ensino médio tinham sobre o câncer e suas formas de prevenção. Os dados para análise foram obtidos por meio de questionários, constando de 5 questões abertas aplicadas em um colégio estadual de Santa Maria, antes e após a aula expositiva sobre “câncer e as formas de prevenção, ministrada por uma farmacêutica. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar definições e conceitos em relação à doença e as suas formas de prevenção. Os posicionamentos sobre o que é compreendido como câncer e como preveni-lo revelou a presença de concepções grandemente influenciadas pelas mídias, porém muitas vezes destituídas de saber cientifico vivenciado no contexto escolar. Conjeturamos de que o modo como o ensino nas escolas está organizado e desenvolvido, não contribui de forma significativa para que esse aluno possa desenvolver compreensão e aplicação desses princípios para melhor qualificarem suas existências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Kapp

É farmacêutica junto ao setor de dispensação de medicamentos do Hospital Universitário de santa Maria. Trabalha junto a dispensação de medicamentos para o câncer.

Maria Catarina Chitolina Zanini

Professora Adjunta no Centro de Ciências Sociais e Humanas. Orienta na área de antropologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Maria Rosa Schetinger

Professor Associado da Universidade federal de Santa Maria, trabalho junto ao Centro de Ciências Naturais e Exatas no Departamento de Química. Atualmente, é orietador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica.

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

Kapp, S., Chitolina Zanini, M. C., & Schetinger, M. R. (2011). QUAIS CONHECIMENTOS OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TÊM SOBRE O CÂNCER E SUA PREVENÇÃO?. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 22(2), 73–82. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1522

Edição

Seção

Artigos