QUAIS CONHECIMENTOS OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TÊM SOBRE O CÂNCER E SUA PREVENÇÃO?
Palavras-chave:
câncer, prevenção, concepções préviasResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar quais conhecimentos os alunos de terceiro ano do ensino médio tinham sobre o câncer e suas formas de prevenção. Os dados para análise foram obtidos por meio de questionários, constando de 5 questões abertas aplicadas em um colégio estadual de Santa Maria, antes e após a aula expositiva sobre “câncer e as formas de prevenção, ministrada por uma farmacêutica. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar definições e conceitos em relação à doença e as suas formas de prevenção. Os posicionamentos sobre o que é compreendido como câncer e como preveni-lo revelou a presença de concepções grandemente influenciadas pelas mídias, porém muitas vezes destituídas de saber cientifico vivenciado no contexto escolar. Conjeturamos de que o modo como o ensino nas escolas está organizado e desenvolvido, não contribui de forma significativa para que esse aluno possa desenvolver compreensão e aplicação desses princípios para melhor qualificarem suas existências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-03
Como Citar
Kapp, S., Chitolina Zanini, M. C., & Schetinger, M. R. (2011). QUAIS CONHECIMENTOS OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TÊM SOBRE O CÂNCER E SUA PREVENÇÃO?. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 22(2), 73–82. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1522
Edição
Seção
Artigos