O uso do juri simulado como metodologia ativa para o ensino de Deontologia farmacêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i3.13996

Palavras-chave:

júri simulado, deontologia, ética, educação

Resumo

Um novo conceito de ensino e aprendizagem vem ganhando força entre as principais escolas brasileiras, as metodologias ativas. Método já utilizado há anos em alguns países do primeiro mundo, que insere o aluno na posição de protagonista, tornando-o dinâmico, ativo proporcionando domínio cognitivo. Dentre as metodologias utilizadas, nesse estudo foi proposta o Juri Simulado que consistiu numa forma de simular o julgamento de processo ético disciplinar, que foram organizados de acordo com a situação cotidiana de atuação do farmacêutico. Após distribuir dois processos, preparados para o desenvolvimento da metodologia, os acadêmicos se dividiram em dois grupos, uma para cada processo apresentado, os quais obedeceram a formação do plenário de um Conselho Regional de Farmácia, e foram escolhidos os réus, bem como seus respectivos advogados, caso fossem sugeridas intervenções jurídicas. No decorrer das discussões, separadamente cada um dos processos, os envolvidos escolheram um conselheiro relator, que fundamentou o voto e apresentou ao plenário, os quais abriram discussões até o término, ou seja, conclusão e voto final. O processo I teve prosseguimento, pois a envolvida recorreu da decisão ao plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que teve nova formação, juntando os membros dos dois processos para formação do plenário, 27 conselheiros, representando 26 estados e 1 Distrito Federal. Após apresentação do relator o processo foi discutido e ao final votado, mantendo a decisão proferida pelo conselho regional de origem. Dessa forma, pode-se concluir que esse tipo de metodologia ativa é bastante relevante, proporcionando melhor entendimento e como consequência, aprendizado dos acadêmicos sobre a legislação farmacêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Eduardo Saranz Camargo, Faculdade Panamericana de Ji Paraná

Farmacêutico, departamento de cienencias farmacêuticas. Farmacologia, Farmacotécnica, Farmacognosia e Farmácia Hospitalar

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Camargo, E. E. S. (2022). O uso do juri simulado como metodologia ativa para o ensino de Deontologia farmacêutica. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 34(3), 56–66. https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i3.13996

Edição

Seção

Relato de experiência