BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA: Interface necessária no ensino da biotecnologia em programas de pós-graduação no Brasil

Vanessa Trichês Pezente

Resumo


A biotecnologia pode desempenhar tanto um papel positivo quanto negativo, dependendo da forma como for utilizada. Nos últimos anos, com o impacto causado pelos intensos avanços biotecnológicos, a educação científica passou a ser debatida e grades curriculares reformuladas. Neste contexto, a educação em biossegurança e bioética torna-se importante uma vez que ambos saberes atuam (de forma distinta, mas não separáveis) na prevenção e normatização de ações e produtos resultantes da ação e técnicas biotecnológicas. Este trabalho demonstrou tanto a importância da educação articulada desses dois campos de conhecimento na formação de profissionais cientificamente responsáveis e capacitados para discutir eticamente as questões inerentes à biotecnologia, bem como a prevalência dessa articulação nos cursos de pós-graduação em Biotecnologias no Brasil.

Palavras-chave


bioética; biossegurança; educação; biotecnologia

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DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v29i2.6687

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VITTALLE, ISSN online 2177-7853 / ISSN impresso 1413-3563, Rio Grande/RS, Brasil.

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