BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA: Interface necessária no ensino da biotecnologia em programas de pós-graduação no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v29i2.6687

Palabras clave:

bioética, biossegurança, educação, biotecnologia

Resumen

A biotecnologia pode desempenhar tanto um papel positivo quanto negativo, dependendo da forma como for utilizada. Nos últimos anos, com o impacto causado pelos intensos avanços biotecnológicos, a educação científica passou a ser debatida e grades curriculares reformuladas. Neste contexto, a educação em biossegurança e bioética torna-se importante uma vez que ambos saberes atuam (de forma distinta, mas não separáveis) na prevenção e normatização de ações e produtos resultantes da ação e técnicas biotecnológicas. Este trabalho demonstrou tanto a importância da educação articulada desses dois campos de conhecimento na formação de profissionais cientificamente responsáveis e capacitados para discutir eticamente as questões inerentes à biotecnologia, bem como a prevalência dessa articulação nos cursos de pós-graduação em Biotecnologias no Brasil.

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Biografía del autor/a

Vanessa Trichês Pezente, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Departamento de Bioética, Ética e Saúde Coletiva. Area da saúde

Publicado

2017-07-10

Cómo citar

Pezente, V. T. (2017). BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA: Interface necessária no ensino da biotecnologia em programas de pós-graduação no Brasil. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 29(2), 85–95. https://doi.org/10.14295/vittalle.v29i2.6687

Número

Sección

Seção especial