Caracterização das cesarianas em um Hospital Público do Distrito Federal

Autores

  • Geralda Carolina Alves
  • Ivone Kamada
  • Hygor Alessandro Firme Elias
  • Natália Jardim de Carvalho Schettini
  • Thereza Cristina Souza Mareco Ministério da Saúde https://orcid.org/0000-0003-3402-2470

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9809

Palavras-chave:

Cesárea, trabalho de parto, enfermagem obstétrica

Resumo

Objetivou-se descrever as principais indicações das cesarianas realizadas no Hospital da Região Leste (HRL) do Distrito Federal. Trata-se de um estudo descritivo observacional retrospectivo realizado em um hospital público do DF, no período de janeiro a dezembro de 2014, identificando as indicações de cesariana, contrapondo-as às evidências científicas. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 47375615.0.0000.5553. A taxa de cesarianas foi de 43,8%. As variáveis obstétricas que apresentaram maior associação com a cesárea foram: 30% cesárea prévia, 15% sofrimento fetal agudo e 8% desproporção cefalopélvica. A incidência de cesáreas foi maior que o índice recomendado pela OMS e Ministério da Saúde. Questiona-se a falta de protocolos e fluxogramas para definição de diagnósticos e condutas, fazendo uso da subjetividade e decisão individual do profissional. Espera-se que os resultados apresentados subsidiem uma revisão nas condutas e critérios de indicação das cesáreas, buscando a melhoria da assistência prestada às parturientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Cristina Souza Mareco, Ministério da Saúde

Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília - UnB e Doutoranda em Relações Interculturais no departamento de Ciências Sociais e Gestão pela UAB de Lisboa. Foi bolsista no projeto Os Sistemas médicos de terapeutas populares e indígenas e no Programa de Educação Tutorial - PET este voltado para a avaliação e monitoramento da Rede Cegonha. Participou como avaliadora da Rede Cegonha na região norte e nordeste em parceria com o Ministério da Saúde e UFMA. Tem experiência em avaliação em saúde pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde - PNASS e no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ. Atualmente é consultora do Ministério da Saúde no Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na Coordenação Geral de IST - CGIST/DCCI/SVS/MS.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Alves, G. C., Kamada, I., Elias, H. A. F., Schettini, N. J. de C., & Mareco, T. C. S. (2020). Caracterização das cesarianas em um Hospital Público do Distrito Federal. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(2), 36–45. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9809