Caracterização da liga metálica amorfa Al85Ni10Sm5
DOI:
https://doi.org/10.14295/vetor.v34i2.17954Palavras-chave:
Liga Amorfa de Al-Ni-Sm, Caracterização física, Caracterização eletroquímicaResumo
As ligas de alumínio são materiais de grande relevância na indústria devido às suas excelentes propriedades mecânicas e resistência à corrosão. Estas ligas são amplamente utilizadas em diversas aplicações na indústria automotiva e aeroespacial. A adição de elementos de liga, como níquel, cobre e magnésio, permite a obtenção de diferentes combinações de propriedades, o que torna as ligas mais versáteis. Dentre as ligas de alumínio, as ligas amorfas, estudadas neste trabalho, têm recebido atenção crescente devido às suas propriedades únicas. Além disso, há uma quantidade limitada de estudos sobre esses materiais, ao contrário dos numerosos estudos já realizados para as ligas convencionais com estrutura cristalina. Neste trabalho, a liga metálica de composição atômica Al85Ni10Sm5 com estrutura amorfa, produzida por melt-spinning, foi caracterizada estrutural, térmica e eletroquimicamente. A caracterização estrutural e térmica foi realizada por meio de técnicas de difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e calorimetria diferencial exploratória (DSC) para comprovar sua natureza amorfa. A caracterização eletroquímica foi realizada por ensaios de circuito aberto e polarização potenciodinâmica, em meio aquoso com 3,5% em massa de NaCl a temperatura ambiente. Os resultados indicam que a liga totalmente amorfa é do tipo vítrea, com Tg = 522 K, e apresenta baixa estabilidade térmica (∆Tx = 16 K). Os ensaios eletroquímicos mostram um potencial de corrosão de aproximadamente -520 mV em relação ao eletrodo de calomelano saturado, sugerindo que a liga amorfa é mais resistente à corrosão que o alumínio puro em seu estado cristalino.
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