COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE

Raisa Rio Branco, Diogo Henrique Helal

Resumo


O artigo analisa a formação de competências profissionais de estudantes do curso de Direito, vinculados ao programa de estágio da Procuradoria-Regional da União, em Recife – PE, segundo o modelo de Paiva e Melo (2008). A abordagem utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, tendo sido adotado o estudo de caso. Os sujeitos foram escolhidos pelo critério de acessibilidade, totalizando 12 pessoas. As competências mais importantes e reconhecidas no processo de formação, via estágio, foram as seguintes: cognitiva, funcional, comportamental e ética. No que tange à contribuição do programa de estágio no desenvolvimento de competências dos estudantes, houve um entendimento de que ele efetivamente contribui. Por outro lado, na visão dos entrevistados, as IES não apresentaram as contribuições que seriam esperadas. Percebeu-se, de certa forma, um ruído entre as atuações da entidade de classe e a percepção dos entrevistados sobre essas contribuições. Ao final, foram propostas ações para melhor configuração do programa de estágio e sugestões de estudos futuros.

Palavras-chave


Competências profissionais; Estágio; Direito

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DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8951

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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