A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas

Autores

  • Alex Sandro Quadros Weymer Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Curitiba/PR
  • Eduardo Damião da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Curitiba/PR

Palavras-chave:

gestão por competências, epistemologia, conhecimento científico

Resumo

A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos? Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que independente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa tosco da totalidade procurada, apesar da falta de precisão, o “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Quadros Weymer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Curitiba/PR

Doutorado em Administração pela PUCPR. Mestrado em Estratégias Empresariais pela Universidade Federal do Paraná. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mais informações: Currículo Lattes

Eduardo Damião da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Curitiba/PR

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas - ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Decano da Escola de Negócios da PUCPR e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Weymer, A. S. Q., & Silva, E. D. da. (2015). A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: Um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 9–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4477

Edição

Seção

Artigos