A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM CURSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave:
Internacionalização, Educação Superior, Universidade Federal da Fronteira SulResumo
Com o crescente debate sobre o tema da internacionalização da educação superior no Brasil, e a adoção em âmbito nacional de ações que visam aprimorar a participação do país na construção do conhecimento científico e tecnológico mundial, as Universidades Brasileiras vem promovendo ações de adequações internas para permitirem o melhor aproveitamento dos incentivos governamentais e de organismos internacionais. Visando apresentar e compreender o impacto das ações governamentais em uma realidade específica, este artigo foi desenvolvido voltando suas atenções para a Universidade Federal da Fronteira Sul. Dessa maneira, é objetivo deste estudo “Analisar o processo de internacionalização, atualmente em curso, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS”. Este estudo caracteriza-se por sua abordagem qualitativa, por ser descritivo; uma pesquisa aplicada, quanto aos fins; e quanto aos meios é bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com dois dirigentes envolvidos com a internacionalização na UFFS. Verifica-se, após as informações apresentadas, que a UFFS desde seu início esteve acompanhando as ações de internacionalização no país e vem construindo ações concretas para se inserir nesse contexto. Apesar de não possuir uma política formal sobre o assunto, a Instituição apresenta uma visão clara do que pretende com a internacionalização e está envidando esforços em projetos que tenham propósitos específicos e resultados concretos.Downloads
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Publicado
2017-02-07
Como Citar
Tosta, H. T., Stallivieri, L., & Tosta, K. C. B. T. (2017). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM CURSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 20(2), 36–46. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/5619
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Seção
Artigos