<b>Da formação e dos campos de atuação do contador</b>

Autores

  • Carlos Antonio de Rocchi

Resumo

Este artigo é o primeiro relatório de uma pesquisa em que o Autor está vinculado desde o ano de 1972, sobre a formação acadêmica, campos de atuação profissional e formas associativas e de sindicalização dos profissionais da Contabilidade. O trabalho inicia com um estudo sobre a evolução da história da Contabilidade, que o Autor entende necessária para entender o atual campo de conhecimentos existentes, e ao mesmo tempo poder prospectar sobre a possível futura evolução das profissões contábeis. A seguir temos uma visão do atual universo contábil, com a descrição dos objetivos, instrumentos de revelação e campos de aplicação da Contabilidade, que em suas origens se apresentava essencialmente descritiva, determinística e voltada exclusivamente para a revelação dos fenômenos econômicos, vem se tornando cada vez mais prospectiva, probabilística, e envolvida com a demonstração da repercussão societal das atividades econômicas. O trabalho encerra com uma comparação do atual estágio da Contabilidade em diversos países, e com uma proposição para o seqüenciamento curricular dos Cursos de Ciências Contábeis. O Autor, ex-aluno da Escola Técnica de Comércio Getúlio Vargas e do Curso de Ciências Econômicas da FURG, dedicou este trabalho ao Professor MIGUEL GLAZER RAMOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio de Rocchi

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).

Como Citar

de Rocchi, C. A. (2011). <b>Da formação e dos campos de atuação do contador</b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 3(1), 39–89. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/2046

Edição

Seção

Artigos