Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves<br>Influence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birds<br>Influencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves

Autores

  • Danieli de Mello Pereira Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.
  • Eliara Solange Muller Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó. http://orcid.org/0000-0002-7227-7741

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8762

Palavras-chave:

Áreas protegidas, Percepção ambiental, Avifauna.

Resumo

As Unidades de Conservação (UCs) possuem importância ecológica e potencial para observação de aves, o que pode ser utilizado como ferramenta didática no desenvolvimento de atividades educativas para as escolas. As UCs atuam na conservação dos recursos naturais, e como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Visando entender se UCs influenciam na percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves, investigou-se quatro escolas próximas de UC e três escolas distantes. Aplicamos um questionário para 90 estudantes do 8° ano do ensino fundamental (40 moram distantes e 50 próximos de UCs). As UCs exercem influência em relação ao conhecimento de aves, estudantes que moram próximos de UCs, quando comparados, com estudantes que moram distantes das mesmas apresentam maior conhecimento da diversidade e ecologia das aves. Conservation Units (UCs) are important for bird watching, which can be used as a didactic tool without the development of educational activities for schools. How UCs act in the preservation and conservation of natural resources, and as places of learning and awareness of the community on environmental issues. In order to understand that UCs influence the perception of the students of the basic education in question, investigate four schools near the UC and three distant schools. We applied a questionnaire to 90 8th middle school students, students, 40 living far from UCs and 50 near UCs. The present study points out how the UCs exert influence in relation to bird knowledge, since students who live near UCs when compared to students living far away are their greater knowledge of the diversity of birds and their ecology. Las Unidades de Conservación (UCs) tienen importancia ecológica y potencial para observación de aves, lo que puede ser utilizado como herramienta didáctica en el desarrollo de actividades educativas para las escuelas. Las UCs actúan en la conservación de los recursos naturales, y como lugares de aprendizaje y sensibilización de la comunidad acerca de la problemática ambiental. Con el fin de entender si las UCs influencian en la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves, se investigó cuatro escuelas cercanas a UC y tres escuelas distantes. Aplicamos un cuestionario para 90 estudiantes del 8º año de la enseñanza fundamental (40 viven distantes y 50 próximos de UCs). Las UCs ejercen influencia en relación al conocimiento de aves, estudiantes que viven cerca de UCs, cuando comparados, con estudiantes que viven distantes de las mismas presentan mayor conocimiento de la diversidad y ecología de las aves.

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Biografia do Autor

Danieli de Mello Pereira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.

Eliara Solange Muller, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Chapecó (2000), mestrado e doutorado em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em diversidade e ecologia de aves.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Pereira, D. de M., & Muller, E. S. (2019). Influência das Unidades de Conservação sobre a percepção dos estudantes da educação básica em relação às aves<br>Influence of Conservation Units on students´ perception of basic education in relation to birds<br>Influencia de las Unidades de Conservación sobre la percepción de los estudiantes de la educación básica en relación a las aves. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 305–323. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8762

Edição

Seção

Artigos