Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradora<br>Environmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration Company<br>Educación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7704Palavras-chave:
júri simulado, aprendizagem colaborativa, impactos ambientais, incineração.Resumo
Neste texto relatamos uma ação de Júri Simulado desenvolvido durante uma disciplina de Educação Ambiental de um curso de pós-graduação stricto sensu em saneamento e meio ambiente de uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte-MG. O Júri Simulado teve como tema central a situação de uma empresa de incineração envolvida em impactos ambientais e o Júri tomou importantes decisões em relação ao controle das atividades deste empreendimento, incluindo diversas visões sobre a atuação da empresa. A atividade permitiu aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema em discussão, além de exercitar a compreensão sobre a complexidade de tomadas de decisões em situações de divergência, sendo, portanto, uma ação relevante de educação ambiental para o ensino superior. This paper is related to a Simulated Jury academic action developed during an Environmental Education module of a stricto sensu postgraduate course in sanitation and environment of a higher education institution located in Belo Horizonte-MG. The Simulated Jury had the central theme about an incineration company involved with environmental impacts and the Jury took important decisions regarding the control of the activities of this undertaking, including several views on an update of the company. The activity allowed participants to increase their knowledge on the topic discussed, as well as to exercise an understanding of the complexity of decision-making in situations of divergence, and, therefore, a relevant action of environmental education for higher education. En este texto relatamos una acción de Jurado Simulado desarrollado durante una disciplina de Educación Ambiental de un curso de postgrado stricto sensu en saneamiento y medio ambiente de una institución de enseñanza superior ubicada en Belo Horizonte-MG. El Jurado Simulado tuvo como tema central la situación de una empresa de incineración involucrada en impactos ambientales y el Jurado tomó importantes decisiones en relación al control de las actividades de este emprendimiento, incluyendo diversas visiones sobre la actuación de la empresa. La actividad permitió a los participantes la oportunidad de ampliar los conocimientos sobre el tema en discusión, además de ejercitar la comprensión sobre la complejidad de tomas de decisiones en situaciones de divergencia, siendo, por lo tanto, una acción relevante de educación ambiental para la enseñanza superior.Downloads
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