A Crise Hídrica no Espírito Santo: Tecnologias Integradas ao Ensino para o Desenvolvimento de Uma Consciência Sustentável<br>The Water Crisis In The Holy Spirit: Technologies Integrated To Teaching For The Development Of A Sustainable Conscientization<br>La Crisis Hídrica En el Espíritu Santo: Tecnologías Integradas a la Enseñanza para el Desarrollo de una Conciencia Sostenible

Autores

  • Amanda Trindade de Araújo Souza
  • Jordana Néri professora substituta no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Nova Venécia - Espírito Santo
  • Jaime Bernardo Neto Coordenador do curso Licenciatura em Geografia, no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Nova Venécia - Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333

Palavras-chave:

educação ambiental, crise hídrica, desmatamento, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Global Forest Watch.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte. Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets , são equipamentos que atraem os estudantes no ambiente escolar devido à interação que eles promovem ao usuário. Se tratando de temáticas e disciplinas que abordam conceitos relacionados ao meio ambiente, as TIC’s atuam de forma inclusiva e interativa no aprendizado do aluno, por fornecer, entre outros, informações atualizadas sobre os acontecimentos referentes à questões ambientais. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o despertamento do aluno para questões relacionadas ao meio ambiente presentes no meio em que ele vive, integrando a didática da sala de aula às tecnologias que estão em destaque na área e que abordam os temas pertinentes à sustentabilidade. Information and Communication Technologies (ICTs) are widespread everywhere. In schools it is no different; whether through smartphones or laptops and tablets, are devices that attract students into the school environment because of the interaction they bring to the user. When it comes to themes and disciplines that approach concepts related to the environment, ICTs act in an inclusive and interactive way in student learning, by providing, among other things, up-to-date information on environmental events. The main objective of this work is to contribute to the student's awakening to issues related to the environment present in the environment in which he lives, integrating the didactics of the classroom to the technologies that are prominent in the area and that address the themes pertinent to sustainability. Las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) están diseminadas por todas partes. En las escuelas no es diferente; a través de los smartphones, o por laptops y tablets, son equipos que atraen a los estudiantes en el ambiente escolar debido a la interacción que ellos promueven al usuario. Si se trata de temáticas y disciplinas que abordan conceptos relacionados con el medio ambiente, las TIC's actúan de forma inclusiva e interactiva en el aprendizaje del alumno, por proporcionar, entre otros, informaciones actualizadas sobre los acontecimientos referentes a las cuestiones ambientales. El objetivo principal de este trabajo es contribuir al despertar del alumno para cuestiones relacionadas con el medio ambiente presentes en el medio en que vive, integrando la didáctica del aula a las tecnologías que se destacan en el área y que abordan los temas pertinentes a la sustentabilidad.

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Biografia do Autor

Amanda Trindade de Araújo Souza

Atualmente, graduanda do curso de Licenciatura Plena em Geografia, lotado no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia. Pesquisadora voluntária do programa de iniciação científica PIVIC - Programa Voluntariado de Iniciação Científica cujo tótulo da pesquisa é " Reflexos Ambientais do Impacto da Pipericultura no Distrito de Nestor Gomes - Km 41". Possui formação complementar em educaão ambiental e recursos hídricos.

Jordana Néri, professora substituta no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Nova Venécia - Espírito Santo

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Associação Educacional de Vitória - FAESA. Possui Mestrado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional) e com colaboração na UNESP-Rio Claro (Departamento de ecologia). Trabalha com questões envolvendo Hibridação e Especiação na família Bromeliaceae. Atua na área de Genética vegetal, com ênfase em Genética de populações, fluxo gênico, filogeografia, isolamento reprodutivo, hibridação e Biologia reprodutiva de espécies neotropicais. Atuou como professora substituta no IFES - Campus Nova Venécia de 2016 à 2017, lecionando para os Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Mineração e Meio Ambiente e no Curso de Licenciatura em Geografia na disciplina de Biogeografia.

Jaime Bernardo Neto, Coordenador do curso Licenciatura em Geografia, no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Nova Venécia - Espírito Santo

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Campus Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Sua produção concentra-se nas áreas de Geografia Agrária e Geografia Histórica do Espírito Santo (abordando temas tais quais Dinâmicas Históricas de Fronteiras Coloniais, Territórios Indígenas e Territórios Quilombolas; questões teóricas sobre a distribuição da propriedade da terra na lógica capitalista; Reforma Agrária e Assentamentos Rurais no Espírito Santo; e História e Urbanização de Vila Velha/ES) e Geografia Política, tratando do elo entre racismo e representações do espaço no Espírito Santo.

Referências

DARODA, Raquel Ferreira. As Novas Tecnologias e o Espaço Público da Cidade

Contemporânea. 2012. 122f. Dissertação (Mestre em Planejamento Urbano e Regional) –

Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As causas da escassez hídrica no Espírito Santo. Disponível

em:<http://www.sindipublicos.com.br/artigo-as- causas-da- escassez-hidrica- no-espirito-

santo/>; acessado em 02 agosto 2017.

Atlas da Mata Atlântica faz radiografia do desmatamento no Espírito Santo. Disponível

em:<https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Atlas- municipios-SOS- Espirito-

Santo.pdf>; acessado em 21 agosto 2017.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Souza, A. T. de A., Néri, J., & Neto, J. B. (2018). A Crise Hídrica no Espírito Santo: Tecnologias Integradas ao Ensino para o Desenvolvimento de Uma Consciência Sustentável&lt;br&gt;The Water Crisis In The Holy Spirit: Technologies Integrated To Teaching For The Development Of A Sustainable Conscientization&lt;br&gt;La Crisis Hídrica En el Espíritu Santo: Tecnologías Integradas a la Enseñanza para el Desarrollo de una Conciencia Sostenible. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 42–57. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333

Edição

Seção

Artigos